Movies























 Quando um brasileiro está fazendo sucesso no exterior, é normal que nós, conterrâneos, fiquemos felizes. É um patriotismo que costuma funcionar só com o vento a favor, mas é o que temos. Além do futebol e da música, o cinema começou a integrar esse "Brazil for Export" com Walter Salles, Fernando Meirelles e Carlos Saldanha. O último, ganhou fama em um terreno ainda mais restrito, o das animações, quando dirigiu a trilogia A Era do Gelo.
Saldanha estreia agora uma nova fauna de personagens em Rio, animação que mais uma vez dirige para o estúdio Blue Sky. O protagonista é Blu (voz original de Jesse Eisenberg), uma ararinha azul macho capturada no Rio de Janeiro que vai direto do seu ninho para o frio de Minnesota, onde é adotada por Linda (Leslie Mann). A vida dos dois é autocentrada, com um tomando conta do outro para tudo, sem deixar espaços para a moça se envolver com outro ser humano, nem para a pequena ave sequer aprender a voar.
Até a chegada de Tulio (Rodrigo Santoro), um estudioso amante das aves que viajou até os Estados Unidos atrás da última ararinha azul macho que se tem conhecimento. Sua missão é levar a ave de volta para o Brasil, para se acasalar com a fêmea Jade (Anne Hathaway) e assim perpetuar a espécie. O plano parece simples, mas uma história de aves raras (e caras) em um país corrupto como o nosso não pode acabar assim fácil, e em pouco tempo as duas últimas ararinhas azuis estão presas em uma gaiola numa favela, esperando o momento de serem contrabandeadas.
Mais aventuresco e dramático do que cômico, o enredo vai mostrando como Blu e Jade escapam das garras dos bandidos, se livram das algemas que as mantêm juntas, fazem amizades com animais locais e visitam os cartões postais do Rio de Janeiro, do Cristo Redentor à Copacabana. Existe também a história do amadurecimento de Blu, a redenção do menino que levou as aves até os contrabandistas e a aventura de Linda e Tulio pela favela e pelo Sambódromo, tudo feito de maneira bem divertida e leve, mas, infelizmente, leviana.
Em se tratando de um filme para a família e feito no Brasil, tudo logicamente acaba em samba, mas o desenrolar todo serve para alimentar ainda mais todos os estereótipos que os estrangeiros têm do nosso país. Sendo o diretor um brasileiro era esperado (pelo menos por mim), uma visão menos caricata, que ao menos não tivesse flamingos voando por aqui (os mais próximos habitam o Chile), nem seguranças fortões escondendo roupinhas brilhantes por baixo do uniforme, só esperando o momento de "cair no samba".
É óbvio que somos conhecidos lá fora pelo trinômio futebol-samba-bunda por méritos (ou deméritos) próprios, que vão desde os resultados nas Copas do Mundo e o crescimento do turismo na época do Carnaval, ao caso de prostitutas envolvidas em grandes escândalos (né, Berlusconi?), mas será que isso é realmente tudo o que temos para oferecer?
Carmen Miranda (nascida em Portugal, mas "vendida" lá fora como a cara e a voz do Brasil nos anos 40 e 50), depois de sua primeira temporada nos Estados Unidos voltou ao Brasil e foi bastante criticada pela imprensa, que a acusou de ter perdido sua "brasilianidade". Saiu daí o lindo samba "Disseram que Voltei Americanizada", de Luiz Peixoto e Vicente Paiva, que refutava tal crítica. Impecável o trabalho que Saldanha vem desenvolvendo em Hollywood, mas talvez seja hora de passar um tempinho extra aqui no Brasil antes de seu próximo projeto.





Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 estreia em 15 de julho.
Leia mais sobre Harry Potter 
















 
 
Saiu o novo cartaz de Piratas do Caribe 4: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates Of The Caribbean: On Stranger Tides) e ele é a soma de todos os pôsteres de personagem que haviam sido publicados anteriormente. Até as sereias estão ali.

Saiu o novo cartaz de Piratas do Caribe 4: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates Of The Caribbean: On Stranger Tides) e ele é a soma de todos os pôsteres de personagem que haviam sido publicados anteriormente. Até as sereias estão ali.
Veja a imagem na Galeria Piratas do Caribe 4.
Na trama de Piratas do Caribe 4, os caminhos de Jack Sparrow (Johnny Depp) cruzam com os de uma mulher de seu passado (Penélope Cruz), e ele não tem certeza se é amor - ou se ela é uma cruel golpista que o usa para encontrar a Fonte da Juventude. Quando ela o força a embarcar no navio de Barba Negra (Ian McShane), Jack se encontra numa inesperada aventura em que não sabe o que temer mais: o pirata ou a mulher.
O roteiro de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas tem sua trama baseada no livroOn Stranger Tides, de Tim Powers - e foi adaptado pelos autores do primeiro filme, Terry RossioTed Elliot. No elenco estão ainda Keith Richards (Capitão Teague), Geoffrey Rush(Barbossa), Stephen Graham (Scram, pirata ajudante de Sparrow), Sam Claflin (o missionário Philip), Astrid Bergès-FrisbeyKevin McNally, Gemma WardMax Irons.
A estreia é prevista para 20 de maio em 2-D, 3-D e IMAX 3-D.
Leia mais sobre Piratas do Caribe 4



 
 
















Os fãs reclamaram desde a primeira imagem divulgada de Thor sobre a ausência dos elmos dos personagens no filme. Foi só em julho do ano passado que as elaboradas proteções de cabeça de Thor e Loki foram divulgadas, na ComicCon, mas desde então foram poucas as fotos efetivamente focadas nos detalhes desses elmos. Os dois cartazes divulgados hoje mudam isso, porém. Veja ao lado na galeria.
Thor estreia no Brasil em 29 de abril, uma semana antes dos EUA. Enquanto o dia não chega, fique com o material que o Omelete já publicou do filme. Temos entrevistas com Kenneth Branagh e o produtor Kevin Feige, Chris Hemsworth, Natalie Portman e Kat Dennings, Tom Hiddleston e Clark Gregg, além de uma visita ao set de Thor.
Leia mais sobre Thor